Meu 2º Ramadan

Bom, este é meu 1º Ramadan, como muçulmana; mas o 2º que presencio.

Neste ano, não sou apenas uma curiosa observadora, como fui no ano passado; sou um membro ativo, um membro participante deste momento muito importante na vida de todo muçulmano.

Este post é mais uma explicação sobre o que seria o Ramadan, agora, com mais detalhes. 😀

O Ramadan é o mês sagrado islâmico. É o mês em que o Sagrado Alcorão começou a ser revelado pelo Anjo Gabriel ao Profeta Mohamed (SAWS).

Ramadan é o 9º mês do calendário islâmico, que se utiliza do calendário lunar – baseado na observação das fases da lua, em que o início de cada mês é identificado com a visão do novo crescente, tendo uma diferença de cercar de 11 dias a menos que o calendário gregoriano, começando e terminando em diferentes períodos do ano. Exemplo da dinâmica do calendário lunar: ano passado, o Ramadan começou em 1º de agosto; neste ano, começou em 20 de julho.

O jejum no mês do Ramadan é um dos 5 pilares do Islam (o 1º é a profissão de fé – shahada ; o 2º são as 5 orações obrigatórias que se deve rezar durante o dia em horários pré-determinados; o 3º  é o jejum no Ramadan; o 4º é a caridade – zakat e o 5º é a peregrinação à Meca – hajj – se você tem condições de saúde e financeiras de a fazer).

O jejum começa com a 1ª oração do dia, o fajr (que, no Oriente Médio, está sendo por volta das 03h30) e termina na 4ª oração, o maghrib (que, atualmente, é em torno das 18h50). Ainda há a 5ª oração do dia e uma noturna extra, chamada taraweeh.

Antes do fajr, normalmente, as pessoas tomam o “café-da-manhã”,  e quando é chamada a oração, inicia-se o jejum.

No próximo tópico, explicarei como funciona o jejum e qual a razão dele ser praticado.

Sobre simonebarbariz

Muçulmana, esposa e feliz!!!! :D Muslim woman, wife and happy!!! :D
Esse post foi publicado em Islam, Kuwait style of life e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para Meu 2º Ramadan

  1. Andrea disse:

    Oi Simone, sou a Polly do fórum da Roberta. Adorei o seu blog, ele é muuuito informativo e aprendi muito sobre o Kuwait. Parabéns!

  2. Andréia Lacerda disse:

    Oi Simone, primeiramente gostaria de lhe parabenizar pelo seu blog, minha visão quanto ao país e a cultura mudou muito depois que comecei a pesquisar sobre. Tenho um amigo-virtual que conheci recentemente do Kuwait, e ele cortou o contato comigo desde a quinta feira de manhã(19/07/2012), foi a última vez que conversamos, acredito que ele está no jejum…
    Curti muito as informações e inclusive sobre a moda que você postou, achei o máximo, o seu modo de vida. Você tem skype, me adicione para conversarmos, me envie no meu e-mail que estarei te deixando. Um grande beijo!!!

    • simonebarbariz disse:

      Olá!!! Provavelmente, ele está evitando entrar na inet por conta do Ramadan.

      Q bom q vc gostou do blog!!! Espero pode ajudar.

      • Andréia Lacerda disse:

        Oi Simone, na verdade, fiquei meio perdida, pois como te falei conversei com ele na
        quinta de manhã, e depois disso ele não falou mais comigo. Então como o Kuwait fica
        no oriente médio, fui ler sobre possíveis guerras, sei lá, alguma coisa, e fiquei sabendo
        do tal do Ramadã (rsrsrs…) ignorância pura… Muito obrigada pela resposta, acalmou
        meu coração, estava muito preocupada.
        um grande beijo. Meu skype é andreiadelacerda podemos conversar moro em São
        Paulo. um beijão.

      • simonebarbariz disse:

        O Kuwait é um lugar pacífico. As guerras não chegaram aqui – e espero q não chegue hehehehehehe.

        Vc pode me escrever no email q aparece. 😀

Deixe um comentário

