Ramadan

Bem, verdade que o mês do Ramadan terminou e fiquei devendo um post falando como a vida se transforma por essas bandas neste período. Agora, vou escrever. Antes tarde do que mais tarde, né???? rsrsrsrsrs

O Ramadan é o mês onde o Alcorão sagrado foi revelado ao Profeta Maomé. É um período de reflexão, de agradecimento e valorização de tudo o que temos.

O jejum, ao contrário do dos cristãos, inclui água também e só se dá durante o dia (por dia, entenda-se o período que o sol está brilhando). Há uma primeira refeição que se dá antes da primeira oração, por volta das 04h). Depois, não é permitido beber ou comer até por volta das 19h (o horário vai variando, no início do Ramadan, era às 19h, no final, já estava em 18h15), onde as pessoas podem, então, se alimentar.

Durante o dia, os restaurantes estão todos fechados!!! Sim, quem não jejua deve levar seu alimento de casa, porque não há restaurantes abertos. Se você esquecer sua quentinha, um abraço, você será forçado a “jejuar”.

Os restaurantes abrem, em média, uma hora antes, onde começam a preparar os alimentos para que estejam prontos quando for o horário de se quebrar o jejum.

Para quebrá-lo, é aconselhável comer tâmaras e beber água para, então, alimentar-se normalmente. Outra dica é você comer o que come usualmente, tanto na primeira refeição quanto na refeição do Iftar (da quebra do jejum), sem exageros.

Aliás, MODERAÇÃO é a palavra de ordem neste período: é você controlar suas atitudes, seu linguajar, é ter auto-controle, é você ser mais caridoso…

As festividades do Ramadan variam de país para país. Aqui, no Kuwait, as casas não são enfeitadas com “fanos” (as lanternas, um dos símbolos do Ramadan) ao contrário de como é no Egito – segundo informações de amigos. Aqui, a quebra de jejum é mais fechada em núcleos familiares, enquanto que, no Egito, as pessoas saem às ruas para celebrar.

Anúncios

Sobre simonebarbariz

Muçulmana, esposa e feliz!!!! :D Muslim woman, wife and happy!!! :D
Esse post foi publicado em Kuwait style of life e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Ramadan

  1. Lia Teixeira disse:

    Adoro os seus posts! Leio todos! Vc tem q lançar um livro! bjs

  2. Valeu, Simone, por atualizar o “ocidente”, falando com conhecimento.

  3. Liliana disse:

    E consegue dizer-me sintetizadamente como é o Ramadão nos Marrocos? É que tenho que fazer um trabalho da escola sobre a Cultura Marroquina e queria incluir o Ramadão, pois acho que é uma festividade importante para os marroquinos…
    Obrigada! 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s